Histórico

            A Creche Coração de Jesus nasceu do sonho e da determinação da senhora Maria Júlia de Oliveira que, desejosa de ser mãe, fez seu pedido a Deus, que se fosse abençoada com um filho, dedicaria sua vida a ajudar outras mães a cuidar de seus filhos. Com a concretização dessa dádiva, com o nascimento de sua filha, colocou em prática sua promessa, reunindo em sua residência muitas mães carentes que necessitavam com urgência trabalhar para ajudar a sustentar suas famílias e não tinham com quem deixar seus filhos. A partir dessa reunião, foi fundada a Associação Beneficente Coração de Jesus e Maria Júlia e suas companheiras buscaram instituições governamentais e não governamentais para formarem parcerias, recebendo algumas promessas e quase nada de concreto. Resolveu, então, ceder sua única riqueza – sua residência – para funcionar como creche.
           A escolha providencial do nome da creche “Coração de Jesus” teve aceitação unânime pela comunidade, visto que é uma forma de rememorar a origem da associação, bem como reforçar o testemunho de fé e amor ao próximo, próprios de quem tem uma formação cristã.
            Esta creche está situada no bairro Ayrton Senna, que integra a região denominada Baixada do Sol, periferia da cidade de Rio Branco, na qual reside cerca de 40.000 habitantes, a maior parte carente e que cresce sistematicamente com pessoas migrando da zona rural, iludidas com a possibilidade de encontrar facilidades de emprego e renda. Nem todos conseguem obter ocupação remunerada, aumentando assim a pobreza; crianças vivem nas ruelas do bairro, em risco social, crescendo sem educação familiar, pois suas mães estão trabalhando como empregadas domésticas, diaristas, faxineiras para sustentar a família, muitas vezes sozinhas, já que há diversos casos de pais presidiários que não dão assistência aos seus filhos e isso tem reflexos na educação dessas crianças.
    O sonho de ajudar as famílias, estruturando uma creche, virou necessidade urgente e também uma preocupação da comunidade, considerando o significativo aumento da procura de dezenas de mães com real necessidade de cuidados para seus filhos, fazendo com que fosse imperativo o credenciamento da instituição junto aos setores competentes. A legalização foi providenciada e a iniciativa da creche residencial transformou-se em instituição reconhecida pelo poder público municipal, que colabora com parte das despesas, e pela comunidade representada por pessoas físicas, jurídicas e instituições filantrópicas que fazem doações eventuais ou sistemáticas em alguns casos.  Em 15 de julho de 2008 a Associação Coração de Jesus realiza Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e com a Lei Nº 1.757 de 09 de outubro de 2009, assinada pelo Prefeito Raimundo Angelim, é declarada de utilidade pública.